top of page

QUEM SOMOS

Conheça nossa história 

    Dia 24 de fevereiro de 1928 foi plantada na Ilha do Governador uma pequena Igreja, simples, pobre e, para alguns, até insignificante". O primitivo salão de cultos ficava situado à Rua X nº 6, em uma residência domiciliar. Foi elaborada a Ata do Concílio Examinatório às 15h daquele dia, que constou da chamada dos trinta e seis membros da então Congregação, e a leitura do pacto de fé das Igrejas Batistas. Após os procedimentos do Concílio o irmão Presidente, Pastor José de Souza Marques, declarou constituída a Igreja Batista de Tauá, e, por unanimidade foi eleito como o seu primeiro Pastor Presidente.

 

    A Igreja teve o Pastor José de Souza Marques no primeiro pastorado até 30 de dezembro de 1928. Foi sucedido pelo missionário J.J. Cowsert de 03 de março de 1929 a 14 de julho do mesmo ano. O Pastor Francisco Nascimento o sucedeu em caráter de interinidade durante o ano de 1930. No dia 24 de fevereiro de 1931 foi feita a consagração do Seminarista Walfrido Monteiro e empossado pastor da Igreja, permanecendo até 11 de junho de  1944, quando tomou posse o Pastor João Lemos. O seu pastorado permaneceu de junho de 1944 a novembro de 1948. O seu ministério foi interrompido entre fevereiro a setembro de 1945, quando o Pastor João Lemos foi convocado para acompanhar as Forças Armadas do Brasil aos campos da Itália.

 

    Com o passar do tempo foi construído um pequeno Templo à Rua Domingos Mondim, 148 que serviu para os cultos receberem mais pessoas. A ideia de construção de um templo estava na cabeça dos membros da Igreja e, a sua inauguração aconteceu  em março de 1949. Neste período foram organizadas duas novas igrejas-filhas: Inhaúma e Catete.

 

    Ao completar o seu Jubileu de Prata, a Igreja tinha o Pastor Jáder Malafaia como o seu titular, pois havia substituído o Pastor João Lemos em 1949. Naquela ocasião, no Culto de Celebração foram apresentados os membros fundadores e o pregador foi o Pastor Waldemar Zarro.  Pastor Jader Malafaia deu um novo impulso em todas as áreas da Igreja. Precisou licenciar-se em 1957. Em 1964 foi lançada a Pedra Fundamental do atual Templo. A sua construção foi considerada um verdadeiro milagre, pois desde o começo muitos problemas foram enfrentados, inclusive financeiro, e com um grande lençol freático, que somente foi vencido pela fé e perseverança dos irmãos. A Seguir houve outro milagre: a compra do terreno contíguo, e, com a venda do antigo templo, houve condição para aquela aquisição.

 

    Pastor João Batista de Assis Figueiredo assumiu a Presidência da Igreja dia 12 de abril de 1958 e a liderou até 1979. Em seu pastorado foi inaugurado o atual Templo, quando houve um crescimento acentuado de membros. A seguir assumiu o Pastor Joaze Gonzaga de Paula, apenas por alguns meses em  1979. No dia 05 de outubro de 1979 foi empossado o Pastor Damy Ferreira, ministério que perdurou até 31 de dezembro de 1983. Pastor Josué Valandro de Oliveira assumiu o pastorado dia 05 de maio de 1984, nele permaneceu até 27 de outubro de 2012, quando solicitou aposentadoria e foi jubilado. Em seu ministério foram plantadas seis novas Igrejas Batistas na Ilha do Governador – Jardim duas Praias, Freguesia, moneró, Segunda do Galeão, Cacuia e Bancários – e uma em Brazópolis-MG. Aconteceu a construção do Prédio de Educação Cristã. Foi um pastorado abençoado e abençoador.

 

    Começa, então em 2012, uma nova história com o Pastor Mauricio do Amaral Bossois, jovem dinâmico, empreendedor e que certamente é e será uma grande bênção para o presente e o futuro de nossa Igreja. Deus espera de todos nós o esforço necessário ao prosseguimento desta maravilhosa obra iniciada por nossos irmãos do passado, que deram tudo de si, para que hoje, abençoados pelo Senhor da obra, continuemos a proclamar o evangelho da salvação eterna.

Aguardamos seu contato.
Venha fazer parte de nossa história também!
bottom of page